sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O Canário Miniatura (Raça Espanhola)


Originário das regiões da Catalunha e da Andaluzia, em Espanha, e descendente directo dos canários silvestres das Canárias, Açores e Madeira, foi por volta de 1918 que surgiram os primeiros exemplares desta maravilhosa raça, que esteve em risco de desaparecimento a partir de 1939, na sequência da Guerra Civil Espanhola.

O canário miniatura de raça espanhola deve ter como tamanho ideal 11,5 cm, dimensão relativamente difícil de se conseguir. A cabeça deve ser pequena e em forma de avelã, separada do corpo por um pescoço estreito, facilitando o início de um dorso e peitos lisos, sem redondezas. A cauda deve ser curta, proporcional ao corpo e fechada, com patas e dedos também proporcionais ao tamanho do corpo. Quanto à cor, era originalmente a verde e a amarela, existindo hoje uma grande variedade.

Tratando-se de uma ave de porte pequeno, a sua alimentação não deve ter o mesmo valor energético de aves maiores, pelo que é aconselhável uma mistura de sementes com menos proteínas e menor valor energético.

Existem já, em Portugal, alguns criadores de canários miniatura raça espanhola, e o número de apreciadores no nosso país tem aumentado a cada ano que passa.

Actualmente possuo dois casais desta fantástica raça, que adquiri ao criador espanhol Luis B. na feira anual em Santarém (AVISAN).

Sem comentários: