domingo, 21 de fevereiro de 2010

A importância das vitaminas


AS VITAMINAS E SUA IMPORTÂNCIA
As vitaminas são consideradas elementos essenciais à saúde dos animais e ao adequado funcionamento dos seus organismos - diferem entre si quanto à sua estrutura química, sendo, da mesma forma, diversas suas funções.

Síntese no Organismo
Existem vitaminas cuja síntese se processa no próprio organismo animal, quer em tecidos, quer por intermédio de bactérias que vivem no tubo digestivo.
Por outras palavras, o organismo fabrica tais vitaminas, utilizando substâncias que ingere através dos alimentos.


Carência de vitaminas
A carência vitamínica manifesta-se de diversas formas; o raquitismo, por exemplo, está associado a uma deficiência de vitamina D. Há também as chamadas hipovitaminoses latentes, em que, sob condições normais, não se notam quaisquer sintomas aparentes, os quais, porém, aparecem caso o pássaro venha a sofrer algum stress.

Vitamina A
Assumindo destacada importância, a vitamina A é requerida notadamente para o crescimento, para a reprodução e para a manutenção da própria vida.
Tem esta vitamina como uma de suas principais funções manter sadias as membranas do organismo, a fim de que estas apresentem resistências aos ataques de agentes infecciosos.
A vitamina A é chamada vitamina do crescimento e/ou vitamina anti-infecciosa. Pode ser fabricada pelo próprio organismo a partir da substância denominada caroteno ou pró-vitamina A. Sem a presença do caroteno não há possibilidade de produção de vitamina A.
A deficiência de Vitamina A determina sérios transtornos, em especial enfermidades do aparelho digestivo.
Cabe frisar quer tanto o caroteno como a vitamina A são rapidamente destruídos através da oxidação. Os pássaros têm a capacidade de armazenar a vitamina A nos tecidos, principalmente no fígado, mas estas reservas esgotam-se rapidamente se deixarem de receber continuamente um nível adequado da referida vitamina ou de caroteno nas suas rações diárias. Para se suprir a carência de de vitamina A deve-se fornecer um suplemento vitamínico mineral na farinhada misturada com ovos.
Nos pássaros, a avitaminose A determina entre outros problemas: diminuição na velocidade de crescimento, crescimento deficiente das penas, alterações do sistema nervoso e má formação óssea.


Vitamina D
O cálcio, o fósforo e a vitamina D estão intimamente ligados ao metabolismo, que controla a absorção dos componentes da alimentação (sais minerais, etc)
A vitamina D não substitui nem o cálcio e nem o fósforo, mas qualquer deles só será produzido com ajuda da referida vitamina. A deficiência de vitamina D, da mesma forma que as carências de cálcio e fósforo, provoca deficiências ósseos e o raquitismo. Há dois tipos de vitamina D: a D2 e a D3, ambas essenciais para o organismo das aves.

Vitamina B1 (tiamina)
Presente em praticamente todos os tecidos vivos, com um papel de destaque no metabolismo dos hidratos de carbono, esta vitamina é indispensável e encontra-se nos grãos de cereais e nas folhas verdes. Os principais sintomas de carência de vitamina B1 são a diminuição e perda de apetite, o crescimento retardado, a perda de peso, debilidade geral, diarreia, lesões no sistema nervoso, circulatório e morte.
A prevenção baseia-se na utilização de complexos vitamínico-minerais.

Vitamina B2 (riboflavina)
De especial importância para as aves,é indispensável ao crescimento e para uma correta nutrição em todas as idades. A carência desta vitamina provocaperturbações digestivas, alterações nervosas, distúrbios de crescimento, diarreia, rigidez dos membros, erupções cutâneas e fraqueza geral. O uso de suplementos vitamínico-minerais misturados a farinhada de ovos, impede a manifestação de avitaminose.

Vitamina B6 (piridoxina)
A vitamina B6 é necessária para a constituição de diversas enzimas que respondem pelo metabolismo dos aminoácidos. Para evitar a sua carência deve-se utilizar suplementos vitamínico-minerais na farinhada de ovos. Tanto os alimentos de origem animal como os de origem vegetal são ricos nesta vitamina.

Vitamina B12
Indispensável, está relacionada com a síntese do ácido nucleico, dos grupos metila, e metabolismo dos carbo-hidratos e gorduras. A sua falta provoca desenvolvimento retardado, e anemias violentas.

Ácido Nicotínico
A carência é responsável por distúrbios digestivos, diarreicos, perda de apetite e crescimento retardado.

Ácido Pantatênico
A sua carência pode causar distúrbios de locomoção, atraso no crescimento e falta de apetite.

Ácido Fólico
Fundamental para o metabolismo do ácido nucléico e para a formação das núcleo-proteínas na multiplicação celular, a sua carência provoca uma diminuição no crescimento, perda de apetite, alterações no sistema nervoso, no aparelho digestivo e no aparelho reprodutor.


Colina
É um componente de lecitina, muito importante para o metabolismo. Produzida pelo organismo, a sua produção a depende da quantidade de outras vitaminas, principalmente a vitamina B12.

Biotina
Existente em quantidade satisfatórias nos alimentos comuns, a carência origina perda de apetite, crescimento retardado e problemas na reprodução. A biotina, tal como Manganês e a Colina, previne a porose.

Vitamina E
Integrante de uma grande gama de processos biológicos e participando em reacções fisiológicas e químicas, a vitamina E é um importante antioxidante biológico, actuando em vários processos metabólicos, resguardando os lípidos e substâncias afins contra a auto oxidação. A sua ausência afecta a musculatura lisa e a estreita, o tecido conjuntivo, o tecido adiposo dos órgãos reprodutores, o fígado, os rins, glândulas, coração e vasos sanguíneos, assumindo ainda particular importância na reprodução/fertilidade.

Vitamina K
Efeito anti-hemorrágico, é responsável pela coagulação do sangue.

Vitamina C (Ácido Ascórbico)
Fabricada pelo organismo, normalmente não há necessidade de fornecimento externo.


Extracto e adaptação de um artigo de Renato Pilibossian

Sem comentários: