segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

As doenças das aves

É um facto aceite por todos criadores que o sucesso da criação depende, em grande parte, do estado de saúde das aves. Assim, toda a criação deve ser iniciada e continuada com aves de boa saúde, dando sempre preferência à qualidade e não à quantidade. Nunca conservar aves doentes, fracas e muito menos utlizá-las como reprodutores.

Uma alimentação boa e racional bem como instalações limpas e cuidadas são medidas preventivas básicas para evitar doenças.

O que caracteriza a pouca saúde de uma ave é a plumagem eriçada, a perda da sua natural vivacidade e os olhos sem brilho; quando o estado se agrava fica com aspecto sonolento e esconde a cabeça entre as penas.

Seguem-se, por ordem alfabética, o resumo de algumas das doenças mais comuns das aves em cativeiro, com indicação dos sintomas, causas e eventuais tratamentos.

ANEMIA - A ave apresenta o bico, penas e olhos muito pálidos, descorados, tem falta de apetite e um emagrecimento acentuado.
A doença é provocada por uma deficiente alimentação e carência de vitaminas.
O tratamento consiste em acrescentar à dieta papa de ovo, verduras frescas e um complexo vitamínico.

ARTRITE - A ave manifesta um inchaço nas articulações, principalmente nas asas ou patas. As causas poderam ser do local húmido, hereditariedade ou alimentação deficiente.
O tratamente consiste em lavar a zona inchada com com desinfectante própio em água tépida, aplicando uma pomada farmacêutica indicada para estes casos, e fornecer na alimentação abundância de verdura e cenoura.

ASMA - A ave tem dificuldade na respiração, ficando cansada ao menor esforço, bebe muita água e vai perdendo o apetite.
A doença pode ser provocada por uma corrente ar ou por falta higiene nas instalações, ou ainda por um local muito húmido.
O tratamento consiste em manter a ave num lugar aquecido, aplicando um produto farmacêutico adequado e reduzir também na alimentação as sementes gordas, aumentando os vegetais.

CALOSIDADES - Ter em atenção e não confundir calosidades com excrementos secos que se acumulam nas patas. Na doença, a ave tem dificuldade em assentar os dedos no poleiro ,os quais ficam grossos e por vezes inflamados.
O tratamento consiste em mergulhar a planta do pé e dedos em vinagre amornado cerca cinco minutos e seguidamente com azeite para tentar arrancar a calosidade. Existem já no mercado pet Shop pomadas com óptimos resultados.

CÓLERA - A ave tem as penas eriçadas um aspecto sonolento e cansado. Deixa de se alimentar e tem muita sede devido ao estado febril e as fezes apresentam-se líquidas e esbranquiçadas.
A infecção é contraída por intermédio de alimentos contagiados, ou da água e das fezes das aves infectadas. Trata-se de uma doença muito contagiosa, muitas das vezes já sem solução., Recomenda-se o isolamento e uma desinfecção completa às instalações.

CONJUNTIVITE - A ave apresenta os olhos vermelhos, inchados e por vezes fechados.
Esta infecção tem duas origens: ou uma infecção ou através de contágio. Não sendo tratada com urgência pode causar cegueira.
O tratamento consiste em isolar a ave, lavar os olhos com um desinfectante próprio em água tépida e aplicação pomada oftalmológica indicada.

DIARREIA - A ave evacua constantemente, com excrementos líquidos de cor avermelhada. A doença pode ser provocada por de falta higiene nas instalações ou alimentação imprópia.
O tratamente deve ser feito com um antibiótico. Deve retirar-se durante alguns dias as verduras e as sementes negras, fornecendo apenas alpista.

Sem comentários: